TESTES ÚTEIS PARA PROLONGAR A VIDA DE SEU CILINDRO HIDRÁULICO

Teste de cilindro hidráulico
O teste do cilindro hidráulico é crucial para manter o desempenho ideal. Em testes, medições de qualquer vazamento precisam ser feitas e, para isso, o método típico é pressurizar o cilindro no final do curso. Esta técnica de teste de cilindro hidráulico é conhecida como ‘teste de desvio de fim de curso’.
A única grande desvantagem deste teste é que, como o nome sugere, as únicas vedações testadas são aquelas nas duas extremidades do cilindro – onde não há muita deterioração do componente. Realisticamente, o centro do tubo provavelmente estará sujeito a mais danos. Portanto, é aí que o teste deve ser executado.
Teste de desvio no meio do curso
Em um cilindro de dupla ação , um ‘teste de desvio no meio do curso’ é um método adequado para testar as vedações do pistão. Um dos problemas dessa técnica, entretanto, é como controlar o cilindro. Por exemplo, um engenheiro hidráulico precisa segurar o componente mecanicamente para manter o cilindro no centro. Mesmo um cilindro de tamanho menor pode gerar de 6 a 10 toneladas de força, portanto, esse método é muito perigoso. Com cilindros maiores, essa tarefa é impossível.
Teste hidrostático
O único teste apropriado para isso é algo chamado ‘teste hidrostático’. Este é um teste executado depois que o pistão foi segurado hidraulicamente em qualquer posição necessária. A intensificação da pressão criada ajuda a manter o pistão em uma posição ao longo de todo o cilindro. Isso garante que todas as vedações estejam funcionais e que não haja vazamentos. A única consequência que isso pode ter é se a pressão aumentar na extremidade do pistão do cilindro. Com a válvula fechada, a pressão na extremidade da haste será muito grande, o que pode causar falha desastrosa.
Neste caso, uma válvula limitadora de pressão deve ser usada na extremidade da haste durante a realização do teste hidrostático. Isso é de vital importância não apenas para a proteção da máquina, mas também para a segurança pessoal do engenheiro que realiza o teste.

"Itestes evitam possíveis problemas em um momento inesperado”
Teste hidrostático passo a passo:
- Certifique-se de que o cilindro está preso de forma que seja controlado;
- O fluido hidráulico limpo deve preencher ambos os lados do cilindro – faça isso através das portas de serviço;
- Conecte todos os componentes – válvula de controle direcional, válvula de alívio, válvulas de esfera e medidores;
- Remova todo o ar do cilindro usando a válvula de controle direcional e acariciando o cilindro várias vezes;
- Coloque a haste do pistão no meio do curso e feche a válvula de esfera;
- Direcione o fluxo de fluido para o lado do cilindro onde a haste está localizada;
- Aumente a configuração na válvula de alívio até que a pressão do cilindro seja vista no manômetro;
- Feche a válvula de esfera e a válvula de controle direcional;
- Registre a pressão do cilindro em ambos os medidores e fique atento a quaisquer alterações.